sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Sudário de Oviedo - Leonard Foglia e David Richards

Foglia, Leonard; Richards, David. O Sudário de Oviedo. Rio de Janeiro: Objetiva , 2007. 
272 páginas. Título original: The Cloth of  Oviedo.



   Até onde podem chegar a obsessão e o fanatismo religioso? Podem levar uma pessoa a matar? Ou a criar  uma nova vida? Girando em torno de crenças cristãs, como a volta de Cristo e sobre o sudário que lhe cobriu o rosto, O Sudário de Oviedo traz mistério, misticismo e muita tensão, num enredo alucinante e surpreendente que te prende até o fim..
   Após a tradicional cerimônia de amostra do sudário, ele  foi levado novamente para ser colocado na Câmara Santa da catedral de Oviedo, pelo seu tutor, o sacerdote Miguel Álvarez. Quando o padre é encontrado morto dentro da camara e o tecido sagrado está no mesmo lugar aparentemente intacto, sua morte é atribuída a um ataque cardíaco. 
   No mesmo ano, os pais de Hannah Manning, morreram num acidente de carro e ela foi levada, para morar com os tios. Agora, sete anos depois, Hannah está com 19 anos, ainda mora com os tios e trabalha de garçonete no  restaurante Blue Dawn Diner e sabe que não tem um futuro promissor pela frente, mas ela deseja mudar de vida e encontra sua oportunidade quando, num  jornal, vê um anuncio para mães de aluguel. 
   Ela se candidata e passa por entrevistas realizadas por Letitia Greene, a diretora da associação Partners in Parenthood (PIP), que encontra as mães adequadas para gerar o filho de cada casal. Ela é escolhida para gerar o filho de Jolene e Marshall Whitfield um casal com problemas para ter filhos. 
   No inicio, eles se viam apenas de vez em quando, porém quando a tia da jovem a expulsa de casa, os Whitfield a convida para viver na casa deles, em Fall River, até que o bebê nasça. Na nova cidade Hannah, não tinha amigos e as únicas pessoas que ela conheceu foram o pároco Monsenhor Gallagher e o padre Jimmy, por quem ela desenvolveu grande afeição.
   A principio, Hannah gostou da cidade, da casa e dos Whitfield, que ela achava muito amáveis e carinhosas - com certeza seriam ótimos pais para o filho que ela carregava. Mas com o tempo a moça percebe que eles não eram bem o que pareciam, se tornavam cada vez mais obscuros, misteriosos e super protetores em relação a ela. Hannah começa a desconfiar de coisas terríveis sobre o casal, ela descobre que eles fazem parte de uma seita religiosa que acredita na volta de Cristo por meio da ciência ela percebe que não pode entregar a criança a eles, ainda mais agora que começava a ama-la, e acha que a única pessoa em que pode confiar é no padre Jimmy. A morte do padre Miguel Álvarez teria alguma coisa haver com o filho que Hannah carrega?
    



   Então... por onde começar a dizer que o livro é perfeito? rsrsrsrsr. Eu peguei o livro emprestado e nunca tinha ouvido falar, nem lido nada sobre ele. Então comecei a ler totalmente sem expectativa e terminei com os olhos arregalados e quase chorando de emoção. O livro me envolveu de uma certa forma que eu me sentia parte da história, começava a falar pra Hannah tomar cuidado e perguntar porque ela não percebia o que ia acontecer logo. Eu sentia a adrenalina correndo nas veias.
  Não vou dizer que a história se desenrola rápido, porque eu ia estar mentindo, a Hannah é um pouco ingênua demais e demora a captar as coisas, por isso o livro fica enrolando um pouco, mas não é nada que atrapalhe a trama já que esse foi o único ponto negativo do livro.
  Resumindo: O livro é perfeito, emocionante e vale muiiiiitoooo a pena ler!! Espero que gostem...^^

  PS: como o livro tem o um enredo com uma temática religiosa, algumas pessoas podem não gostar de como o autor aborda o assunto, apesar de eu ter achado bem levinho em vista de "O Código Da Vince" - falo com base no filme já que não li o livro.








2 comentários:

  1. Eu sou ateu, e essa pode ser uma leitura interessante para mim!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Oi Cissa!
    Estou no momento me dedicando a leituras que falam de religião...
    Acabei agoriha mesmo de ler Comando Tribulação, e tô lendo em paralelo Cavalo de Tróia!
    Essa sua resenha veio numa hora certa!
    Gostei da estória e seus comentários deram um "up" na minha curiosidade! Valeu!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar e expressar sua opinião!!!